Minha lista de blogs

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

6º dia (27/01/11) * Joinville (SC) – Blumenau (SC)

Acordamos às 08:00h, arrumamos as coisas para a viagem novamente, pois tínhamos tirado quase tudo do carro pra passear na cidade então tivemos que recolocar, e fomos tomar o café da manhã. Como eu disse o porte do hotel é executivo e o café da manhã não deixou a desejar, muito bom! Vários tipos de pães, bolos, sucos, frutas, cereais...

Café da manhã

Reparem nos arranjos de mesa, que fofos!
Antes de seguir viagem demos uma parada rápida na expoville, que é um centrinho comercial com lojas típicas pra turistas, compramos um bibelô, um ímã de geladeira, postal e chocolates.

A viagem até Blumenau foi rápida, mas não tão tranquila pra mim, tinham muitos caminhões e mesmo sendo pista dupla fiquei com medo, ainda teve um doido que jogou o carro na nossa frente e quase me matou do coração. Mas de boa, foi mais sexto sentido negativo mesmo, e graças a Deus deu tudo certo. Chegando em Blumenau fomos direto pro Hotel de Transito, recomendo também (pros militares claro, rs), ele é super ajeitadinho, tem um ar de casa, gostei bastante. Fomos super bem atendidos, o hotel tem estacionamento próprio e fica bem localizado na cidade, quarto amplo, edredom cheirosinho.
A entrada do HTO

O corredor dos quartos.

Nosso quarto

Banheiro

Descarregamos tudo de novo e fomos conhecer a cidade, a primeira parada foi na prefeitura, na Rua XV de Novembro, tradicional lá. O prédio da prefeitura (se é que se pode chamar de prédio, parece mais um casarão) é um dos mais bonitos da cidade, todo trabalhadinho naquela arquitetura típica. Um pouco mais a frente dele fica a Ponte da Estrada de Ferro, que foi construída em 1929 com material trazido da Alemanha. Continuamos seguindo a rua XV e passamos por alguns casarões históricos também, onde a maioria hoje funcionam outras coisas, como bancos e tal.
Prefeitura

A ponte
Entramos numa feirinha de artesanato bem legal, lá achei o bibelô e o ímã pra coleção. Outra parada obrigatória é o Castelinho do Turista, tem dois bonecos na frente, arquitetura típica também e funciona como uma lojinha, comprei várias coisas. A dona da loja foi a pessoa mais simpática que conheci na viagem, assim que entrei já ficou falando que minha cor era linda (te amo sol), quando soltei a primeira palavra “ah mas vocês são cariocas” e começou a contar histórias de cariocas na oktoberfest, uma comédia! Nos deu um licor de cevada pra experimentar, forte que só. Bati o olho numa camisa da oktober e apaixonei, vermelha com o escudo no peito, acabamos levando duas, uma pra mim e outra pro Gatão. Comprei ainda mais ímas de geladeira, postal e canequinha pra dar de presente pro papys (ímã, postal e bibelô sempre tem que ter).
Almoçamos em um restaurante a quilo na Praça Professor João Mosimann, comida muito boa, bastante salada pro Gatão e sobremesa grátis. Ainda na rua XV fica a catedral, ela é simples mas eu achei bem bonita, tem uma torre gigantesca que é um dos símbolos da cidade.

A torre da Catedral

O interior

Logo depois paramos no apoio ao turista e ficamos sabendo que não dava mais tempo de fazer visitação na fábrica de cristais, mas na de cerveja artesanal dava, saímos de lá e já fomos pro orelhão agendar o horário da visita. Marcamos para às 16h, terminamos de ver as coisas meio correndo (confesso que a Rua XV não é lááá essas coisas pra visitar) e fomos para a fábrica. Lá funciona a fábrica em si, da cerveja artesanal Eisenbahn e também o que eles chamam de bar da fábrica, que é um bar normal. Chegamos uns 5 minutinhos antes e encontramos dois amigos paulistas que também estavam esperando pra fazer a visitação, dois figuras. Engraçado que Rio e SP tem tanta rixinha mas os cariocas e paulistas em si quando se encontram sempre se dão bem, pelo menos comigo é assim. A visitação foi bem meia boca, pagamos R$4 por pessoa pra ver tudo que já podíamos ver do bar (os grandes tonéis) e só escutar a explicação lá dentro, mas beleza, compensou pelo copo de quase 500ml de chopp tirado direto de um tonel. A menina ficou explicando sobre cada cerveja, a Eisenbahn tem uns 9 tipos diferentes: pilsen, escura, amarga, tipo vinho, tipo champagne... e durante a explicação ia dando alguns ingredientes pra gente provar, eu não arrisquei muito e só peguei uns grãos de cevada, Gatão experimentou até lúpulo, eca! Amargo que só. A visitação não durou nem 20 minutos e nem saímos do lugar, qualquer um do bar nos via.
Lá dentro experimentamos só um tipo, a Pale Ale, mais forte que a pilsen, coloração meio avermelhada. Quando voltamos para o bar pedimos a degustação, que vinham 5 copinhos pequenos das principais.

O bar da fábrica

Os 9 tipos de cerveja e seus ingredientes.

A fábrica: visitação.

Degustação

E nisso sempre papeando com os paulistas, eles haviam acabado de chegar de Floripa, disseram que estava tudo ótimo por lá e ficaram nos dando dicas, trocamos telefones e marcamos de nos encontrar a noite. Saindo de lá fomos ao Glass Park, onde funciona a fábrica de cristais com uma loja, como já tínhamos perdido a visitação mesmo (que só funciona até as 13:30h) fomos só pra ver a loja. Coisas lindas, coisas caríssimas e coisas bem baratas. Perguntei ao vendedor o pq da diferença de preços, por exemplo, um copo de cristal custava mais de R$100 enquanto outro praticamente igual custava R$5, ele me respondeu que esses de R$5 tinham pequenos defeitos na hora da fabricação e que a diferença era apenas essa, a matéria prima era a mesma, ambos eram cristais, mas devido a esses pequenos defeitos (bolhas, ranhuras, mas vale ressaltar que para mim, imperceptíveis) eram considerados de baixa qualidade. Fiquei com muita vontade de comprar um jogo desses com defeito mesmo, fala sério né, era cristal da mesma forma, mas daí pensei na viagem e seria quase inviável, fica pra próxima quando eu vier morar por aqui mesmo. ;)
Da fábrica de cristais fomos para o outlet da Hering, fica em frente a fábrica deles, mas sinceramente nem tava valendo muito a pena. O legal era que tinha um espaço onde se podia comprar por quilo, o quilo da roupa adulto custava R$69 se não me engano, cheguei a pegar um short jeans (que saia por R$18) e um casaco (por R$35) mas nenhum dos dois coube em mim. O ruim era isso, essas peças tinham pequenos defeitos e não tinha muita variedade, tínhamos que ficar garimpando mesmo. Acabamos não comprando nada.

Loja de cristais

Várias estantes coloridas...

Espaço Hering
De lá fomos para a Vila Germânica, aí sim, lugar super gostoso, o que eu sempre achei que seria Blumenau. É uma vila turística e bem pequena, mas todas as casinhas (que são lojas e restaurantes) são da arquitetura típica, muito bonito. Lá também é onde acontece a OktoberFest, dentro da Proerb, que é uma espécie de pavilhão dentro dessa vilinha. Por muita sorte nossa, todas as quintas feiras de janeiro acontece uma versão em miniatura da Oktober, conhecida como SommerFest, e adivinhem qual dia da semana chegamos em Blumenau?? Aeee, quinta!!
Mas bem, voltando ao roteiro, saindo da Vila Germânica fomos ao Hotel Glória tomar o famoso café colonial, muito bom. O preço é meio salgadinho R$22 por pessoa, mas o café conta com vários tipos de pães, bolos, frutas, sucos, sobremesas, sopas, patês, maioneses, etc, tudo incluído. Tomamos o café que pra nós serviu de jantar, pois já eram 19:30h e fomos para o hotel nos arrumar para a SommerFest.

Pórtico
Vila Germânica
Café colonial no Hotel Glória.

Nossa, muito legal! É quase uma oktober mesmo, a diferença é que na oktober são todos os pavilhões, acho que 5 ou 6 e na SommerFest é apenas 1. Mas mesmo assim valeu muito a pena, o pavilhão contava com um palco onde ficaram se apresentando bandas regionais, com aquelas músicas típicas, grandes mesas, espaço pra dança e vários estandes com todas as cervejarias artesanais da região e mais as clássicas, como brahma e stella artois (que finalmente experimentei). Tinham várias pessoas caracterizadas também, homens e mulheres, todo mundo dançando, muito divertido! Fora que rimos a noite inteira com os amigos paulistas, figuras demais. Pena que não curtimos até o final pois tínhamos que viajar no dia seguinte, saímos meia noite de lá e a festa acabava às 2h.

SommerFest

Estande da Eisenbahn

Palco

1. Adorei os dois hotéis!!
    Poxa... a visitação valeu a pena sim! Será que vc ia poder falar isso tudo pra gente sem ter ouvido as explicações?? Gostei muito da cartelinha de degustação tbm!! Gracinha os copinhos!